Que o Panettone é Italiano você já sabe, mas você sabe sua história?

 

 

O nosso querido Panettone é tão tradicional aqui no Brasil que às vezes esquecemos que suas origens começaram bem longe daqui.

panettone

Essa delicia Italiana tem muitas versões de como foi criado, mas a mais conhecida é que a lenda do padeiro Toni, que, após ter trabalhado horas a fio na véspera de Natal, precisava ainda assar mais uma fornada de pães e preparar uma torta para seu chefe. De tão exausto que estava, confundiu-se e colocou as uvas passas da torta na massa de pão. Desesperado, tentou salvar a situação jogando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e os demais ingredientes do recheio que seriam usados originalmente na torta.

Toni assou a mistura e entregou para o patrão. O que o assistente não esperava era que sua criação fizesse sucesso durante a ceia de Natal de seu chefe, que, além de elogiá-lo, decidiu homenageá-lo e dar o nome à massa de “pane di Toni” (“Pão do Toni”, na tradução do italiano). Com o passar do tempo, o bolo começou a ser chamado de Panettone. Como toda boa lenda, a origem do Panettone possui várias versões, mas todas elas têm Toni como denominador comum. A chegada dos imigrantes italianos no Brasil após a Segunda Guerra Mundial trouxe o Panettone para o país. A Bauducco diz que o fundador na empresa, o italiano Carlo Bauducco, começou a vender o produto aqui a partir de 1948.

 

No Comments Yet.

Leave a comment